segunda-feira, 8 de março de 2010

Ônibus espacial




    O Lançamento da 

Endevour 






            





Veja esse video incrivel da Atlantis



Sempre gostei desse negocio de espaço e foguete, essas coisas ai...dae resolvi pesquisar um pouco sobre os veiculos ultilizados para ir ao espeço, o mais comum que conhecemos é o onibus espacial, é muito legal o funcionamento dele, fico impressionado com a engenhosidade do ser humano pra criar tudo isso, toda essa tecnologia...veja comigo!!

O ônibus espacial (space shuttle) é um tipo de avião que decola verticalmente e é composto basicamente de uma cabine para a tripulação, um grande compartimento de carga, duas asas e três motores. Para decolar utiliza um enorme depósito de combustível e dois foguetes auxiliares. A altura do conjunto é de 56,14 m, o ônibus espacial tem 37,23 m de comprimento, envergadura de 23,79 m. A órbita de operação ocorre entre 185 e 643 km de altura e a velocidade máxima do ônibus espacial é de 28.000 km/h. Os três motores do ônibus espacial consomem hidrogênio e oxigênio líquido, estão configurados triangularmente e contam com a mais alta tecnologia de foguetes dos dias atuais. Quando submetidos à máxima potência, durante o lançamento, consomem 4.000 litros de combustível por segundo! Um carro normal poderia dar a volta ao mundo, seguindo a linha do equador, com tal quantidade de combustível. O tanque externo tem 47 m de altura e 8 m de diâmetro.
O tanque externo e os foguetes auxiliares fornecem os dois milhões de litros de combustível (média) utilizados em cada lançamento. Depois de aproximadamente oito minutos e meio, a uma altura superior a 100 km, o tanque externo se desprende do ônibus espacial e cai. Destino diferente têm os foguetes auxiliares que se separam antes do tanque externo e têm sua queda amortecida por pára-quedas, caem num raio de 220 km. Os foguetes auxiliares são recuperados e posteriormente reutilizados.

Na reentrada, o atrito com a atmosfera produz o aumento da temperatura que varia de 315 a 1.438 °C dos quais a nave e a tripulação estão protegidos pelo isolamento térmico da fuselagem.


2 comentários:

  1. Ai, Marlon... Pensei que ia ter um post beeeem lindo do "Dia da Mulher" aqui... e você vem me falar de foguete?! Ahhh váaaa... hahahahaha. Brincadeira, véi. Essas coisas são bem interessantes mesmo... Tô adorando seu blog! ^^ Beijo

    ResponderExcluir
  2. Um dia alguém me falou sobre isso.
    E posso ser sincera? Alguém explicando é bem mais diver! Mas fico legal o post :)
    Ta na hora de atualiza neh? haha. Beijo

    ResponderExcluir